Reflexos da crise…

Uma resposta to “Reflexos da crise…”

  1. GH Says:

    FMI garante que principais problemas da economia portuguesa são domésticos

    A crise internacional não é a principal causa para o ritmo de crescimento lento que Portugal irá continuar a apresentar durante este ano e o próximo, alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI).

    “A deterioração do ambiente económico global está a limitar a retoma portuguesa, mas os problemas fundamentais da economia são domésticos: défice externo e público elevados, endividamento muito alto das famílias, empresas e Estado e um substancial diferencial de competitividade”, lê-se num documento publicado ontem.

    O FMI afasta, deste modo, a tese que tem vindo a ser defendida, nomeadamente pelo Governo, de que o abrandamento económico apenas é provocado pela conjuntura internacional. A instituição liderada por Dominique Strauss-Kahn aproveita até para alertar para o perigo de considerar as condições externas “como uma razão para recorrer a receitas fáceis”. Pelo contrário, diz o Fundo na análise preliminar a Portugal realizada no âmbito da “consulta do artigo IV”, é necessário que “todos os sectores façam um ajustamento e poupem mais”, para que se possa corrigir o facto de “Portugal estar a viver acima das suas possibilidades há muitos anos”. Esta entidade, conhecida pelas suas estratégias de austeridade orçamental e liberalização da economia, aconselha, por isso, a “continuar a consolidação orçamental”, “garantir a saúde do sistema financeiro” e “melhorar a competitividade”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: