Para alguns, este ano lectivo vai começar lamentavelmente sem os habituais problemas de outros tempos…

O novo ano lectivo vai começar em pleno na próxima segunda feira, para muitos é um início terrível pois não há nada para criticar, o concurso de colocação de Professores para o preenchimento de lugares em falta decorreu sem problemas!

Os alunos vão iniciar as aulas sem furos por falta de professores como era habitual há muitos anos a esta parte!

Mas prevejo que este ano lectivo vá continuar a não ser pacífico por parte de alguns professores saudosistas e frustrados por já não poderem subir na carreira sem darem provas de competência, mas poderão contar que este Blog vai estar atento para denunciar as manobras destabilizadoras promovidas pelos incompetentes, escondidos no pretenso rigor na avaliação dos alunos na esperança que não se detecte as suas insuficiências profissionais enquanto docentes!

17 Respostas to “Para alguns, este ano lectivo vai começar lamentavelmente sem os habituais problemas de outros tempos…”

  1. albino mau Says:

    Boa tarde
    Estou de regresso de férias!
    Também estou preparado para denunciar os profs da treta em particular essa figurão que dá pelo nome Paulo Guinote, que continua a mexer como se fosse alguém muito importante…

  2. JP Says:

    Sejas bem vindo albino mau, já estávamos com saudades tuas!

    O Guinote deve ter sido um dos 85 professores que o pasquim “Publico” mandou um inquérito por email , não se percebendo muito bem o objectivo, pois as respostas não têm nenhum interesse estatístico nem sequer servem para amostragem….

  3. Anti-toscos Says:

    Tão lindos, dois toscos com saudades um do outro.

  4. JP Says:

    Não estejas com ciumes!
    Para mim continuas a ser o único tosco destes comentários!!!

  5. Fernando Martins Says:

    Sugeria-se que corrigisse os erros: início em vez de “inicio” e pacífico em vez de “pacifico”. Depois talvez acrescentar algumas vírgulas para o texto ter mais nexo e retirar a mentirita de que as colocações estão acabadas: há imensas escolas onde ainda faltam professores colocados (na minha faltam dois)…

  6. anti-tretas Says:

    Obrigado! Sinto-me um privilegiado por ter um corrector ortográfico desta gabarito…
    Quanto à aquilo que designa de “mentira” , lamento mas não devem ser assim tantas, pois o pasquim “Publico” já tinha dado notícia…
    Mas se realmente há (duvido) escolas que não têm os professores todos, apenas se deve à incompetência dos seus conselhos Executivos, pois não deram a relação das necessidades! Mas não acredito!
    Espero que não me venha com a lenga lenga já gasta dos Professores de Educação Especial…

  7. Fernando Martins Says:

    Caro tretas:

    Não conheço nenhum caso de falta de pedido de horário por parte dos órgãos de gestão das Escolas. Mas, pelo contrário, sei que falta regulamentar muita coisa na Gestão das Escolas, nomeadamente horas para alguns cargos, que houve ordens estranhas das DRE’s nesta matéria (proibindo as Escolas de pedir o que deviam de acordo com a Lei) e que as coisas não correram como deviam. Se houvesse democracia no ensino e as Escolas pudessem explicar esta trapalhada não seria o Público a dar a notícia, seriam todos os jornais, mesmo aqueles que são controlados pelos spin doctors da Informação do Governo.

  8. Pedro Campos Says:

    Sabia que este Governo tão poupadinho está a colocar professores contratados em vagas temporárias (algumas das quais são, efectivamente, anuais) no Distrito da Guarda, quando há quase uma centena de professores do QZP por colocar?
    Ou seja, este Governo está a desperdiçar recursos e a gastar dinheiro a dobrar. Para quê colocar os contratados , quando há muitos professores do quadro por colocar?

  9. Francisco Cavaco Says:

    JP vai dar uma volta ao bilhar grande

  10. MFerrer Says:

    Pedro Campos: Afinal em que ficamos? O Ministério tem uma política despesista ou poupadora? Dá empregos a torto e a direito, ou corta só a direito?
    Já viu os regulamentos? As prioridades?
    Mas alguém acredita que isso se pase com diz? Dar com uma mão, e tirar com a outra? Veja lá se da próxima, argumenta com algo mais palpável e com alguma importância, sff.
    Fernando Marttins : Um horror, homem! Um horror! Dois horários por preencher? Dois? Logo na mesma escola?
    Isso sim é que é azar!
    Claro, claro. Por maldade do Ministério. São uns maus. Tem razão!
    Todavia…tal como estava previsto…
    Todo o País acorreu com júbilo às escolas Públicas, melhoradas, com mais professores, mais alunos, mais e melhor organização, MAIS EQUIPAMENTO, MAIS LIMPAS, COM HORÁRIOS FEITOS EM FAVOR DOS ALUNOS E DO CUMPRIMENTO DAS LEIS, E NÃO DOS INTERESSES MESQUINHOS DE MEIA DÚZIA DE EXPLICADORES PRIVADOS. SABIA, NÃO SABIA?
    – e que dizer da presença do PR ao lado da Ministra? Será que ele se bandeou para o lado dos que “atacam” os profs?
    E queixa-se da falta de regulamentos nas EPs? Não me diga que o Ministério afinal dá margem às EPs para se organizarem? Já não é o estalinismo de outros carnavais? Não me diga que as EPs vão dar as aulinhas aos meninos e que os profs já não vão estar doentinhos metade doi ano?! Não há condições! E que os Pais vãopoder tyer controlo sobre o dia-a-dia da escola?
    E as aulas de substituição, vão ser dadas, não vão?
    E a presença nas EPs dos professores além das 22h/semana? Também?
    E a organização do 1º ciclo com trabalhos de grupo de alunos?
    E o alargamento da Acção Social? Anh?
    E os novos equipamentos nas Escolas?
    E as bibliotecas a funcionar?
    E as aulas de apoio? vão dar, não vão?
    E a Assembleia de escola com os Pais e as Autarquias?
    E os passes sociais?
    Veja lá s eda próxima vez nos traz assim um argumento ao seu nível,pedagógico, substancial e sobre a VIDA na Escola.
    Cumps.
    MFerrer

  11. Fernando Martins Says:

    Caro Ferrer

    “Pedro Campos: Afinal em que ficamos? O Ministério tem uma política despesista ou poupadora? Dá empregos a torto e a direito, ou corta só a direito?”

    É, pura e simplesmente, incompetente, embora quando seja para meter os amigos seja um mãos largas…

    “Fernando Marttins : Um horror, homem! Um horror! Dois horários por preencher? Dois? Logo na mesma escola?”

    Está só a comentar a MENTIRA no texto do post – é claro que a situação é actualmente muito boa, desde que o software adquirido ainda pelo Governo anterior, depois do primeiro fiasco, funcionar bem.

    Quanto ao resto, depois de trabalhar, vou tentar explicar-lhe tudo…

  12. Fernando Martins Says:

    Caro Ferrer:

    A sua parvoeira deveria ter limites, pois não sabe o que diz em metade dos casos…

    “Todo o País acorreu com júbilo às escolas Públicas, melhoradas, com mais professores, mais alunos, mais e melhor organização, MAIS EQUIPAMENTO, MAIS LIMPAS, COM HORÁRIOS FEITOS EM FAVOR DOS ALUNOS E DO CUMPRIMENTO DAS LEIS, E NÃO DOS INTERESSES MESQUINHOS DE MEIA DÚZIA DE EXPLICADORES PRIVADOS. SABIA, NÃO SABIA?”

    Como é possível dizes tanta asneira junta? Há anos que horários são vistos à lupa para para favorecerem os alunos e só os alunos (o que acho bem…). Quanto a explicadores privados, nada sei. Na minha Escola há apenas um professor que dá explicações, a alunos de outras Escolas e está colectado passa recibos e vai desistir porque já não consegue fazer o trabalho da Escola, quanto mais o resto… E se as Escolas estão mais organizadas isso deve-se aos professores: a Ministra faz horários…?

    “- e que dizer da presença do PR ao lado da Ministra? Será que ele se bandeou para o lado dos que “atacam” os profs?”

    E que dizer da contradição entre o desejo da Ministra (não alargar a escolaridade obrigatória até ao 12º Ano) com o desejo oposto do Cavaco? O presidente está com a ministra quando lhe apetece, até para ter o prazer de a contradizer sempre que lhe apetece…

    “E queixa-se da falta de regulamentos nas EPs? Não me diga que o Ministério afinal dá margem às EPs para se organizarem? Já não é o estalinismo de outros carnavais? Não me diga que as EPs vão dar as aulinhas aos meninos e que os profs já não vão estar doentinhos metade doi ano?! Não há condições! E que os Pais vãopoder tyer controlo sobre o dia-a-dia da escola?”

    Só um mentiroso quase tão grande como os do governo diria tal coisa: se se retirar as faltas por doença prolongada e as que aparecem por a desorganização não coloca os professores na Escola (na minha o ano passado houve um lugar que esteve sem professor quase dois meses…) os professores são profissionais que menos faltam: eu, nos últimos 8 anos, tenho 5 sem NENHUMA falta e os três restantes menos de 3 dias. Fui operado em férias para não faltar a aulas e recusei a licença por paternidade a que tinha direito quando nasceu o meu filho. Quanto a regulamentos, a Ministra é perita nisso, fazendo asneira atrás de asneira: para que raio foi o dia do Diploma? Porque motivo Escolas que tinham os seus prémios foram obrigados a seguir a maluqueira da boysada do PS a dar as medalhas? As ordens do Ministério são de tal maneira restritivas em quase tudo que não há autonomia para nada – e sempre umas a contradizerem outras (em Julho decretou-se o fim do ano escolar em 23 de Junho mas em Setembro a senhora lembrou-se que era melhor terminar a 19…).

    “E as aulas de substituição, vão ser dadas, não vão?”

    Claro que vão e são uma boa ideia, depois de alteradas como os Sindicatos sugeriram logo de início (o que iria poupar umas centenas de milhares de euros ao erário público).

    “E a presença nas EPs dos professores além das 22h/semana? Também?”

    Seria, se fosse só isso sem a burocracia a ela associada e fosse justa: são dadas as mesmas horas na Escola (25 a 27) a um professor de Educação Física, que não leva trabalho para casa, e a um professor de Matemática ou Português, que tem uma brutal carga de trabalho extra…

    “E a organização do 1º ciclo com trabalhos de grupo de alunos?”

    Oh burro, sempre assim foi feito…

    “E o alargamento da Acção Social? Anh?”

    Excelente – é pena ser tardio e ser usado apenas eleitoralmente…

    “E os novos equipamentos nas Escolas?”

    Ainda estou à espera de uns computadores prometidos para o ano passado escolar e para saber para quem irá 5% do valor do concurso novo, bem quem serão os amigos a trabalhar na manutenção (ou não…) nas Escolas.

    “E as bibliotecas a funcionar?”

    Antes não funcionavam, seu estúpido…?

    “E as aulas de apoio? vão dar, não vão?”

    Vamos e em muitos casos foi uma boa medida – mas inserida na brutal carga burocrática e na pressão para não reprovar, é quase excessiva.

    “E a Assembleia de escola com os Pais e as Autarquias?”

    O novo órgão chama-se Conselho Geral – mas na Assembleia já lá estavam os EE e Pais e a Autarquia (era pena que quase nunca aparecessem e o mesmo se passa na minha Escola no novo órgão…).

    “E os passes sociais?”

    Ora aqui está uma coisa curiosa: ia jurar que os passes escolares eram de graça no ensino obrigatório – mas o senhor de certeza que me explicará esta piada (muito parecida com a dos impostas para Carros Eléctricos – o Sócrates é um humorista fantástico…).

    “Veja lá s eda próxima vez nos traz assim um argumento ao seu nível,pedagógico, substancial e sobre a VIDA na Escola.”

    Oh meu monte de m…, quem és tu para me julgares: sou professor de 5 turmas de Ciências de 3º Ciclo, sou membro do Conselho Geral Transitório da minha Escola, sou o responsável do Clube de Astronomia da Escola, tenho a meu cargo dois núcleos do Desporto Escolar de Xadrez da Escola e coordeno todas os núcleos da zona, faço a página da Internet do Desporto Escolar do meu distrito, apoio diversas Escolas Primárias em actividades de Ciências, prepara visitas, Semanas da Ciências, sou o gestor de diversos Blogues Escolares (de Departamentos, de turmas, de grupos científicos e de localidades), dou formação de graça a professores e ainda vens dizer o monte de disparates que dizes…?!?

  13. JP Says:

    É só contracções, Fernandes Martins!
    Quanto não há argumentos pinta-se a estória, defende-se a honra e remata-se acusando os outros de só dizerem disparates
    Bem faz o Anti-Tretas que não te dá tempo em debates contigo

  14. Fernando Martins Says:

    Caro JP:

    Metade dos meus comentários tu não lês, são conversa privada entre mim, a língua portuguesa e o tretas. Se quiseres pergunta-lhe o quero dizer com isto….

    Devias ter reparado que com algumas coisas da política educativa eu até concordo, embora pegando no todo as coisas fiquem pelas ruas da amargura.

    Quanto aos meus dados, comeste e andaste, como os restantes comentadores incluindo o Ferrer, pois contra argumentos e factos…

  15. JP Says:

    Fernando Martins
    Essa necessidade de auto-afirmação dialéctica, é conversa de prof frustrado!
    Para mim vais de carrinho pregar para a tua escola, ou então para o “Umbigo” pois certamente lá deves ter alguma audiência se o Guinote te quiser dar algum protagonismo…apesar de ter algumas duvidas, mas…

  16. anti-tretas Says:

    Fernando Martins
    Dado que você é meu corrector ortográfico que me dá mais gozo, acho que não se deve enervar porque isso faz mal coração e o PDI não perdoa…
    Sabe que você tem um concorrente para alem de ser comuna é um palhaço, sem ofender os palhaços, que dá pelo nome anti-socialista-da-treta ….que gostaria muito que eu lhe dessa alguma importância tal como lhe dou a si… Mas ele como é comuna tem que ir pregar para a Atalaia, pois lá tem espaço suficiente até pode chamar os escamaradas (mais um erro) para marrar com eles à vontade!

  17. Fernando Martins Says:

    Caro tretas:

    Folgo em saber que as minhas sugestões no âmbito da revisão de texto e expurgação de erros e afins é apreciada. Já o facto de chamar comuna a alguém como quem chama fdp ou parecido, já não aprecio nada – a democracia é bonita demais para se usar para insultar seja lá quem for…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: