Actuações à maneira do tempo do PREC, com recurso a SMS

Importa lembrar que depois do período de vitimização dos professores através dos media, relativamente ao comportamento dos alunos, o novo Estatuto do Aluno foi publicado em Janeiro de 2008 e houve um debate público em que os alunos nunca se pronunciaram, até para protestarem contra o facto que não terem sido ouvidos nem achados, na elaboração do seu Estatuto, por isso é claro para todos, que estas movimentações neste momento de alguns alunos, estão completamente influenciadas por interesses profissionais e partidários de quem os manipula!

5 Respostas to “Actuações à maneira do tempo do PREC, com recurso a SMS”

  1. JP Says:

    Sendo a avaliação de professores uma necessidade vital para que haja mais qualidade na Escola Pública, os professores têm de definir que tipo de avaliação honesta pretendem para não prejudicarem mais o normal funcionamento das Escolas, e como o PCP através da Fenprof e JCP procuram destabilizar completamente o sistema Educativo, é urgente que os Pais e Encarregados de Educação tomem uma posição, pois está em jogo o normal funcionamento do ano lectivo dos seus educandos.

  2. Obviamente... Says:

    O anti-tretas esquece-se (ou talvez não…) de que era necessário introduzir nos Regulamentos Internos das escolas algumas alterações (com a dificuldade de o órgão que poderia fazer se estar a extinguir – a Assembleia de Escola) pelo que só agora é que os alunos vêem aaldrabice que é o estatuto.

    Aliás pode fazer uma pergunta simples, para que quem fala de orquestrações se cale e não diga mais mentiras e parvoíces- por que motivo começou a contestação com ovos num concelho com maioria ABSOLUTA socialista…?

    [Obviamente
    Eu não me esqueço de nada, porque é mais que óbvio para toda a gente, e provavelmente para você ainda mais… até pela forma como justifica o injustificável, que a ideia das ovadas partiram dos mesmos que durante uns tempos seguiram Sócrates para todo lado só para o insultar, mesmos nos concelhos que você e eles numa diversão, dizem ser socialistas.
    Não me venha com tretas, que estas contestações dos garotos relativamente ao EA, nada têm a ver com as alterações dos RI, mas apenas manipulações de gente afecta ao PCP e JCP, entre elas está a gente, ou agentes da Fenprof e certamente profs incompetentes que têm medo de serem avaliados !][Anti-Tretas]

  3. fernando Says:

    A jogada é esta: é preciso, por razões eleitorais, jogar fora a equipa ministerial da educação mas na condição de que os responsáveis sejam “os manipuladores”. Para isso é preciso radicalizar e o «anti-tretas» faz bem esse papel.

    [Isso, isso! Acertou em cheio! Desculpas para as asneiradas que os profs têm andado a fazer!] Anti-Tretas]

  4. fernando Says:

    “Nada deve ser mais importante nem mais desejável (…) do que preservar a boa disposição dos professores (…). É nisso que reside o maior segredo do bom funcionamento das escolas (…).”

    “Com amargura de espírito, os professores não poderão prestar um bom serviço, nem responder convenientemente às [suas] obrigações.”

    Recomenda-se a todos os professores um dia de repouso semanal: “A solicitude por parte dos superiores anima muito os súbditos e reconforta-os no trabalho.”

    “Quando um professor desempenha o seu ministério com zelo e diligência, não seja esse o pretexto para o sobrecarregar ainda mais e o manter por mais tempo naquele encargo. De outro modo os professores começarão a desempenhar os seus deveres com mais indiferença e negligência, para que não lhes suceda o mesmo.”

    Incentivar e valorizar a sua produção literária: porque “a honra eleva as artes.”

    “Em meses alternados, pelo menos, o reitor deverá chamar os professores (…) e perguntar-lhes-á, com benevolência, se lhes falta alguma coisa, se algo os impede de avançar nos estudos e outras coisas do género. Isto se aplique não só com todos os professores em geral, nas reuniões habituais, mas também com cada um em particular, a fim de que o reitor possa dar-lhes mais livremente sinais da sua benevolência, e eles próprios possam confessar as suas necessidades, com maior liberdade e confiança. Todas estas coisas concorrem grandemente para o amor e a união dos mestres com o seu superior. Além disso, o superior tem assim possibilidade de fazer com maior proveito algum reparo aos professores, se disso houver necessidade.”

    “I. 22. Para as letras, preparem-se professores de excelência
    Para conservar (…) um bom nível de conhecimento de letras e de humanidades, e para assegurar como que uma escola de mestres, o provincial deverá garantir a existência de pelo menos dois ou três indivíduos que se distingam notoriamente em matéria de letras e de eloquência. Para que assim seja, alguns dos que revelarem maior aptidão ou inclinação para estes estudos serão designados pelo provincial para se dedicarem imediatamente àquelas matérias – desde que já possuam, nas restantes disciplinas, uma formação que se considere adequada. Com o seu trabalho e dedicação, poder-se-á manter e perpetuar como que uma espécie de viveiro para uma estirpe de bons professores.

    II. 20. Manter o entusiasmo dos professores
    O reitor terá o cuidado de estimular o entusiasmo dos professores com diligência e com religiosa afeição. Evite que eles sejam demasiado sobrecarregados pelos trabalhos domésticos.”

    Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599).

  5. MFerrer Says:

    Caro Fernando,
    Que belo texto do sec XVI e que inveja desses tempos tranquilos e de grandes descobertas.
    Onde é que o colheu?
    Pode dar-me uma dica?
    Ficava-lhe agradecido e até o citarei com gosto.
    Desde já po meu obrigado!
    MFerrer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: