Professor uma carreira de missão que os vendedores de aulas transformaram numa simples profissão.

Quanto mais assisto a esta palhaçada promovida por alguns professores, mais vezes dou comigo a pensar nos meus tempos de escola e na minha velha professora que por sinal era a Directora do Externato onde fiz a primária.
Era uma Professora extraordinária pela dedicação e o zelo como nos tratava a todos como filhos, procurava incutir-nos para alem do ensinamento das primeiras letras, o amor pelo estudo, o sentido de dever, a honradez e o respeito por todos.
Quando se tornava necessário não olhava a horas, pois enquanto não percebêssemos as matérias ela repetia e não se cansava de insistir com o simples objectivo de obter compensações profissionais com o sucesso dos seus alunos.
Lembro-me de muitas vezes aparecer um homenzinho cinzento na aula a quem chamavam inspector, mas para a Professora era como se não estivesse lá ninguém pois o ambiente era rigorosamente igual aos outros dias.
Mais tarde no Liceu Gil Vicente outros Professores me deixaram boas memórias, que revisitarei noutros Posts, evocando a sua competência e o espírito de missão com que abraçaram a carreira docente, com o único objectivo de sucesso nas aprendizagens dos alunos e não os salários que era baixos e as mordomias que não tinham.
Tenho 53 anos e interrogo-me muitas vezes se a maioria dos actuais alunos quando tiverem a minha idade se irão lembrar de algum dos seus professores pela positiva, como eu me lembro da D. Ermelinda

3 Respostas to “Professor uma carreira de missão que os vendedores de aulas transformaram numa simples profissão.”

  1. luisa Says:

    Primeiro, penso que, das duas uma… ou somos PROFESSORES… ou saldamos aulas; não as vendemos, era o que faltava!!!!!! então não estaríamos neste país!
    Agora falando a sério, o problema, é que a dona Ermelinda tinha um objectivo na vida, que era o de ensinar as primeiras letras. Certo?
    qual é o nosso objectivo como professores?
    pergunto……………….. bofffff

  2. Olha m'Eça Says:

    A D. Ermelinda, ao que parece, apenas te formatou…

  3. L ROSA Says:

    Professores,
    a máscara caiu, os Portugueses pelo menos tiveram a oportunidade de vos avaliar.
    De uma classe com prestígio passaram a uma classe de arruaceiros…

Deixe uma Resposta

