O “caos”

No passado recente, o quotidiano da política educativa nas escolas pela boca dos professores era um caos, e de um momento para o outro, ou melhor, depois de terem visto resolvido o verdadeiro “caos”, que era simplesmente a reposição do facilitismo, de nenhuma avaliação para que a promoção na carreira decorresse sem dificuldades, a ordem voltou às escolas.

Com efeito, o corolário desse “caos” só veio provar que os professores estão-se na tintas para o funcionamento do sistema, o que eles querem efectivamente é manter o “bem bom “ da única profissão, cuja a responsabilidade na produção de bons resultados,  não depende da qualidade dos profissionais mas apenas da matéria prima…

Todavia, o factor determinante para que os Oliveiras venham a este Blog criticarem o meu português e armarem-se em grandes profissionais, é eles saberem perfeitamente que nos seus locais de trabalho onde efectivamente deveriam provar alguma coisa, são uns incompetentes!

Mas enquanto os Professores não se compenetrarem que o sistema educativo, mais do que soluções concertadas, necessita de soluções articuladas, lideradas pelo Ministério Educação com uma Ministra que coloque o interesse colectivo acima do interesse estreito de uma corporação, como foi o caso de Maria de Lurdes Rodrigues, o Pais é que volta a perder!

3 Respostas to “O “caos””

  1. cmo Says:

    Isto é tão estúpido que nem merece resposta!

  2. fz Says:

    Ó amigo dos “rosinhas” sobre incompetência não falo porque perderia largo, face à tua experiência acumulada. Continuo a achar que não conseguiste superar algum recalcamento de infância que te tira muita lucidez nas tuas análises.

  3. cmo Says:

    Repensando, acho que mereces uma resposta frontal:
    Chamo-me efectivamente Oliveira. C. M. Oliveira! Mas não sou Carlos, como tenho a impressão que é o teu nome, apesar de covardemente te esconderes no anonimato. Tenho 57 anos! Vivo e trabalho no distrito de Aveiro. Tens o meu email para contacto directo, embora eu não possa dizer o mesmo de ti (covardemente escondido num heterónimo da treta!).
    Quanto à minha competência e à dos outros Oliveiras, só te posso dizer o seguinte:
    – Sou professor, do ensino secundário há 35 anos e do ensino superior privado há mais de 10 anos (os meus alunos são e sempre foram aqueles em que eu procuro avalizar a minha competência! E, para já, sinto-me satisfeito!)
    – Sou Formador de Professores e fui um dos seleccionados pelo Ministério de MLR (a tua amiga querida) para fazer formação na ADD (espero saibas que o que é isso);
    – Sou consultor de formação de Centros de Formação de Professores apoiados e financiados pelo ME;
    – Trabalhei vários anos no ME como coordenador Pedagógico do Ensino Especial, na área do apoio à Deficiência Mental (como te compreendo!);
    . Sou Coordenador de Departamento e ainda (para mal dos meus pecados) professor Titular (ansioso por devolver o Título); como tal, sou um dos tais professores que MLR dizia serem dos melhores que ha nas escolas só porque sou dos mais velhos;
    – Por muitas vezes (várias dezenas), nos distritos de Coimbra, Aveiro e Porto, fui convidado da CONFAP como palestrante sobre problemas de aprendizagem e problemas de comportamento dos alunos na escola;
    – Várias vezes (uma boa meia dúzia) estive como palestrante em eventos que também contaram, por convite, com Albino Almeida (acho que sabes quem é!). Não sei ate se, em alguma dessas situações, lá estiveste a aplaudir as minhas intervenções…

    Enfim! Até posso admitir que sejas um bom profissional na tua área de trabalho, uma vez que até és convidado pelo “patrão” para te deslocares ao estrangeiro… Quem sou eu, defensor dos direitos dos deficientes mentais a um trabalho digno, para te ajuizar mal?!

    No entanto, por todas as palermices que aqui dizes sobre a escola e sobre a educação, DISSO (EDUCAÇÃO!) TU NÃO PERCEBES NADA!

Deixe uma Resposta

